Coletivo Ayoká
Aquela que traz a felicidade
Ayoká, uma expressão profundamente enraizada na língua Iorubá, carrega consigo um significado que toca a alma: 'aquela que traz a felicidade'. Esta palavra evoca a essência pura do que significa enriquecer a vida de outros, trazendo luz, alegria e positividade. Ayoká é um lembrete inspirador de que, em cada gesto de bondade, em cada sorriso compartilhado, temos o poder de espalhar felicidade e transformar o mundo ao nosso redor.

História
O Coletivo Ayoka compreende a organização cultural e de ações políticas do Ilé Àse Iyá Omi Até Ògun Onire. Atualmente, temos 28 membros que atuam voluntariamente nas ações promovidas pelo coletivos nas áreas da educação, saúde, cultura, direitos sociais e humanos e climáticas.
Na educação promovemos formações e oficinas para promover o acesso à cultura africana e educação antirracista.
Na saúde, atuamos na defesa do SUS, desenvolvendo trabalhos relativos à saúde mental, saúde da população negra e LGBTQIAP+.
Nas questões climáticas e ambientais, desenvolvemos a autossustentabilidade do ilé àse iyá omi até ògun onire, com criação de curral, aviário e melinocultura.
Na cultura, temos como destaque o movimento Mulheres Negra de Axé, que desenvolve oficinas de música, culinária e moda de terreiro para mulheres de Axé.
Por fim, no que se refere aos direitos humanos e sociais, o Coletivo Ayoká funciona como um ponto de apoio da luta antirracista contra a intolerância religiosa, bem como uma rede de apoio para vítimas de intolerância religiosa e de racismo conta os povos de terreiro.